20 de outubro de 2010

O valor das Pessoas e das coisas



As pessoas/coisas só possuem determinado valor porque nós (seres humanos) atribuimos esse valor.

Se ninguém considera algo interessante muito provavelmente esse "algo" não tem o menor valor. O que seria do espetáculo sem a platéia????

Acontece que na minha concepção estão valorizando as coisas erradas... A sociedade atual nos envolve num turbilhão de informações e os referenciais de bom senso e crítica estão sendo esquecidos pela população de um modo geral. O que acarreta nas situações mais absurdas que observamos hoje em dia.

Fico horrorizada com a inversão de valores, geralmente causada pela mídia e seus interesses financeiros, e com a quantidade de pessoas que se deixam levar pelos apelos comerciais. Sei que é uma lavagem cerebral mas vejo inclusive pessoas que se dizem instruídas (que estudaram nos melhores colégios e faculdades, que circulam pelos ambientes dos niveis sociais mais altos) totalmente desprovidas de senso crítico,que dizem amémpara tudo que surge como uma novidade (seja ela da moda, da novela... etc.), se deixando levar como massa de manobra. Vejo muitas pessoas vazias.... E isso muito me incomoda!


E ao mesmo tempo vejo tanta coisa legal, rica em cultura, sendo desprezada ou caindo no esquecimento. E isso me incomoda mais ainda!!!!


Fica aqui o meu apelo: Antes de valorizar alguém/algo pensem um pouquinho... Vale a pena??? Merece ser valorizado??? Eu realmente preciso disso??? O que isso acrescenta em minha vida??? (Ou pelo menos... Isso me faz realmente feliz???)

Quero dizer, tenham um pouco de senso crítico!!!


Aí vem na minha cabeça aquela propaganda da rede de supermercados Pão de Açucar com a pergunta: O que faz você feliz? É preciso refletir sobre o que realmente queremos para nós, para valorizar as pessoas/coisas certas.

Pensem nisso!!!!

Beijo beijo a todos!

Seguem os comerciais que eu citei...






5 comentários:

  1. "É por aí" mesmo. Sua opinião se parece mto com a minha. Deixei claro num post que fiz sobre essa inversão de valores e mimatização das pessoas ao que a Globo e os d+ grandes empresários ditam.
    Vamos embora pro Capão, Nama!
    Bjos*

    ResponderExcluir
  2. Marina é verdade,existe uma idéia circulando por aí que a felicidade pode ser encontrada em algum pote. Eu vejo tanta gente seguindo modelos, sabe, tentando se enquadrar no molde da felicidade do outro, se cobrando para ser e ter o que o outro é e tem e se mantendo constantemente infeliz e insatisfeito. Eu não culpo o dinheiro, não culpo fatores externos porque eu acho que por mais que a publicidade insistisse, por mais que a conta no banco estivesse recheada, se mais pessoas pensassem como você, não ia fazer efeito. A propaganda só vende aquilo que as pessoas desejem, então precisamos desejar coisas diferentes para não ficarmos sendo manipulados, assim. Acho que tudo é questão de se valorizar as coisas certas como você falou, os estudos por exemplo, a leitura, o pensamento crítico, a gentileza, o amor, a amizade, a família...Por que tudo isso perdeu o valor na sociedade de hoje? Ricos e propaganda sempre existiram,mas nunca houve um tempo de tanta deturpação de valores, de tanta solidão, estresse, ansiedade, vulgaridade e violência gratuíta como no nosso tempo, justo agora, que vivemos mais, que temos menos guerras...Será que vai precisar acontecer algo que abale as estruturas para o homem se dar conta de que a vida é frágil e finita para só então voltar os olhos para o que realmente importa?

    ResponderExcluir
  3. Camis,

    Mimetizar não é solução, apenas uma forma de adaptação por conta da necessidade de inserção num contexto social (moldado por tais valores). O importante mesmo é não perder a essência, e passá-la adiante sempre que possível.

    Erika,

    Vou expor as minhas opiniões sobre os seus questionamentos,não sei se as considero uma exatamente uma resposta, mas vamos lá.

    1. Não sei exatamente como se deu a perda de valores tão primordiais... É todo um contexto histórico, político e sócio-cultural. Mas certamente a educação tem muito haver com isso. Acredito que somente com a educação e conscientização poderemos transformar esse cenário. E isso tem que partir de cada um...

    2. Já está acontecendo algo que abala as estruturas, o planeta está dando as seus sinais mas a cultura imediatista (e capitalista) do homem impede que ele enxergue,infelizmente. Os poucos que se preocupam,tentam alertar. Fatores climáticos e descaso coma natureza, super população e desigualdades... Tudo isso precisa mudar, e assim como na primeira questão tem que partir de cada um. E pricipalmente de pessoas que pensam como nós, é preciso semear!

    * Eu estou fazendo a minha parte!!! *

    Beijo beijo!

    ResponderExcluir
  4. Nama, você não entendeu o que eu escrevi. Concordei com vc... Falei da mimetização como parte da observação,inclusive me opondo a ela. Leia direito! rs
    Bjos*

    ResponderExcluir