6 de outubro de 2010

Vale do Capão

Gente,

Vou aproveitar o próximo feriado para visitar mais uma vez um cantinho especial do mundo... O Vale do Capão. Situado na Chapada Diamantina, esse vale possui diversas paisagens, trilhas e cachoeiras de tirar o fôlego!!! (literalmente... kkkkkkk)

É um local que vou sempre que consigo uns diazinhos de folga... Já fui lá muuuuitas vezes e não me canso de voltar!



Nada como ficar perto da Natureza para recarregar as baterias... E com a energia de lá então???? Aaafffff
Nunca me senti tão bem, comigo mesmo e com o mundo, como quando estou lá!

Bom, mas dessa vez vamos em missão especial: Levar meus sogros para conhecer o Vale do Capão!

Então preparei umas dicas bem legais para eles e estou compartilhando aqui com vocês... Vale principalmente para aqueles que ainda não conhecem:

ROUPAS

Geralmente usamos uma para o dia (a da trilha) e uma para a noite. Para o dia deve-se usar roupas leves (as de academia são ideais), com biquini/sunga por baixo e tênis e meias que sejam muito confortáveis.

Para a noite, na vila, vestir roupas confortáveis também (conforto lá é palavra de ordem quando o assunto é se vestir), ninguém se arruma muito por lá.... Geralmente coloco uma saia longa e camiseta ou um vestido, sempre com sandálias rasteiras (nada de saltos), e Felipe uma bermuda/calça e camiseta básica, com chinelo/tenis.

Olhei a previsão do tempo, serão dias de calor e a noite a temperatuva deve estar em torno de 16 - 18 graus, um friozinho gostoso!!! Por isso é bom levar um casaquinho.






ROTEIRO

Nosso roteiro de todos os dias é basicamente o mesmo:

Acordar para tomar café o mais cedo possível (comer bastante no café.... para não ficar com fome na trilha).
No máximo 8:30h saímos para a trilha - quanto mais cedo sair melhor - e retornamos sempre do meio para o fim da tarde, normalmente umas 15 - 16h para almoçar e descançar até umas 19h.
Depois saimos para uma volta na vila para ver o movimento, sempre tem barraquinhas com artesanatos legais, e tomar uma cerveja no bar da praça (ou vinho se agente levar - lá no bar não vende) comendo bolinhos de queijo deliciosos feitos na hora.

 

COMIDAS

A comida lá é muito gostosa!!! Alguma(s) noite(s) comeremos a pizza que para mim é a melhor do mundo!!!! Tem também a lasanha vegetariana de Diego feita artezanalmente, e os PFs de Dona Belí, comidinha caseira espetacular!!!
No final de algumas trilhas tem caldo-de-cana, que é excelente para repor as energias!!!
Ahhhh, vocês tem que provar o pastel de palmito de jaca, típico da região, o os bolinhos de queijo do bar do Flamboyant!

OBS. Muitas vezes, quando passamos apenas um curto período, voltamos um pouco "cheinhos" mesmo com todas as atividades físicas das caminhadas... Mas isso acontece porque as comidinhas lá são realmento muito boas! E sinceramente, acho que temos que aproveitar a oportunidade, quando voltar recupera-se o estrago!

 

COMPRAS

Algumas coisas que nós sempre compramos por lá:
  • Mel, de Naldinho
  • Travesseiro de Marcela, de Dona Luzia
  • Sabonete de Argila que vende no mercadinho
  • Biscoito de aveia, que vende do lado da Igreja
  • Artesanatos
Atenção! Lá só algum locais aceitam cartão, é bom se previnir e levar dinheiro (nós sempre calculamos R$50,00 por pessoa por dia, e sempre sobra)

 

TRILHAS

Como estamos indo para relaxar faremos, sem pressa, as trilhas para as cachoeiras mais próximas... pensamos na seguinte programação:

Dia 01 - Rodas e Rio Preto - Caminhada de 1 hora até a cachoeira do Rio Preto retornando pela cachoeira das Rodas. Uma das trilhas mais visitadas pelos moradores do vale por ter um percurso muito agradável e por suas cachoeiras serem ótimas para tomar banho. No Rio Preto encontramos uma queda d´agua de 4 metros e uma piscina natural de cor escura-avermelhada com quase 50 metros de extensão. Já na Rodas, encontramos uma seqüência de quedas d´agua e pequenas piscinas que formam uma grande cachoeira pouco inclinada e longa.

Dia 02 - Angélica e Purificação - Caminhada de 2 horas por toda a extensão do Vale do Capão até a Cachoeira da Purificação. A maior parte da trilha é feita no interior do Vale do Capão, subindo por uma trilha nas margens do rio até a Cachoeira da Angélica seguindo até a Cachoeira da Purificação.

Dia 03 - Fumaça e Riachinho - Caminhada de 2 horas para a Cachoeira da Fumaça. O maior atrativo da Chapada. Esta cachoeira tem esse nome por possuir uma queda d´agua de mais de 380 metros, que ao cair, levanta uma névoa formada pela ação do vento, trazendo a água de volta antes de chegar ao chão. Realmente um espetáculo. E na sequência faremos uma caminhada de 15 minutos para a Cachoeira do Riachinho. Trilha de acesso bastante fácil, e uma cachoeira de quase 10 metros que forma um poço perfeito para banho e relaxamento. (É muito bonito ver o fim de tarde no Riachinho!!!!)

OBS. Esse roteiro foi montado pelos critérios de dificuldade e beleza, os melhores ficam para o final!!!!!

O que levar para a trilha:

  • Chapéu / Boné
  • Tenis e meias confortáveis
  • Protetor solar
  • Cangas (nada de toalhas que fazem volume e pesam depois de molhadas)
  • Mochila pequena para levar tudo dentro
  • Água (de 1L a 1,5L por casal)
  • Lanches Naturais (Geralmente levamos frutas, biscoitos e barra de cereal)
  • Máquina fotográfica!!!! (essa nos acompanha em todos osmomentos!)
  • As vezes levamos um livro para ler relaxando na beira da cachoeira
  • Tem que ser o mínimo de coisa possível, para não pesar na mochila.

Há também algumas coisas que não podemos descrever quão boas, especiais, contagiantes, etc. etc. e que vocês devem perceber... Estar perto da natureza, conviver harmonicamente em comunidade (senso de coletividade) e a energia do lugar!!! São coisas que não tem preço!!!! Só indo lá para saber o que estou falando....

Bom, agora é contar as horas para chegar logo àquele pedacinho especial do mundo!


Em tempo... Pela primeira vez estou postando fotos tiradas por mim (só uma que peguei emprestada de um amigo!)

Bjo bjo a todos e volto por aqui depois do feriado, com energia renovada, para contar um pouco da viagem!!!!

2 comentários:

  1. que saudades do capão.. estive por lá no São João e é sempre maravilhoso!!!

    Não esqueça do meu travesseiro de Marcela ta??

    Boa viagem e curtam bastante...

    bjos!!

    ResponderExcluir
  2. Nama.
    Adorei o post. Vou ver os e-mails q vc enviou...Tô em casa no meu "dolce far niente".
    Bjocas*
    _PS: O travesseiro é de marcela galega?

    ResponderExcluir